Seu relatório definitivo sobre marketing e vendas

Os hábitos do consumidor estão mudando radicalmente, e é isso que acaba impulsionando o inbound. O que os clientes querem hoje em dia é diferente do que queriam há 10 anos. Isso significa que devemos mudar a maneira como fazemos marketing e vendemos para nos adaptarmos à maneira como as pessoas realmente compram.

Aqui na HubSpot passamos os últimos oito anos rastreando essas mudanças. Veja abaixo o relatório Estado do Inbound em 2017, que abrange os principais desafios e as prioridades de profissionais de marketing e representantes de vendas hoje em dia, além de ideias sobre as tendências de futuro e os canais que em breve afetarão a maneira como todos nós fazemos negócios. A jornada do inbound para profissionais de marketing, vendedores e executivos está apenas começando. Hoje vamos nos adaptar para a era do comprador, da maneira inbound.

  • 66%

    dos profissionais de marketing dizem que seu principal desafio é gerar tráfego e leads.

  • 35%

    dos vendedores dizem que receber uma resposta de prospects está ficando mais difícil.

  • 60%

    dos profissionais de marketing acreditam que a estratégia de marketing da organização é eficaz.

Dados e informações comerciais

Os setores de marketing e vendas precisam conversar

Qual é o principal sinal de que as equipes de marketing e vendas são eficazes? Alinhamento de departamentos. Em organizações com um contrato de nível de serviço, os profissionais de marketing têm mais probabilidade de dizer que sua estratégia é eficaz e o departamento de vendas tem mais probabilidade de expandir o número de funcionários. Mas nossos dados mostram que o alinhamento nem sempre ocorre. Quando marketing e vendas resolvem discutir e atribuir culpa, o cliente deixa de ser a prioridade.

dos entrevistados dizem que o relacionamento entre vendas e marketing da sua organização é muito alinhado.

A liderança e os funcionários têm dificuldade de lidar com um abismo corporativo

A divisão entre marketing e vendas não é a única desconexão nas organizações. Os executivos que definem a visão para a empresa pensam diferente dos colaboradores individuais que de fato executam essa visão. Se uma empresa quer crescer, os executivos devem priorizar a comunicação e a transparência em ambas as direções.

  • 69%

    dos diretores executivos acreditam que a estratégia de marketing da organização é eficaz.

  • 50%

    dos colaboradores individuais acreditam que a estratégia de marketing da organização é eficaz.

Os dados em suas próprias palavras

  • “Os consumidores esperam trabalhar com um tipo de empresa mais moderna e personalizada.”

  • “Sempre escrevi conteúdo, agora este formato está ficando mais fraco enquanto vídeo cresce em importância. Preciso me adaptar. ”

  • “Os representantes de vendas devem se concentrar no atendimento, não são mais a maior fonte de informação. ”

Desafios e prioridades do marketing

Crescimento de contatos/leads e conversão deles ainda é a principal preocupação

Os departamentos de marketing estão se tornando mais voltados para dados, investindo em relatórios de circuito fechado e mensurando o sucesso com métricas de negócios de nível mais alto. O relatório de marketing deste ano descobriu que gerar tráfego e leads seria o principal desafio de marketing, seguido por provar o ROI e garantir orçamento suficiente.

O marketing em vídeo é uma prioridade crescente

Os profissionais de marketing estão considerando cada vez mais o conteúdo visual. Os aplicativos de mensagens e a inteligência artificial não são realidades tão distantes. Neste ano, nossos dados de marketing mostram que os entrevistados estão sentindo a pressão para experimentar tecnologias novas (e imprevisíveis) e criar uma comunicação mais personalizada do que nunca. Como eles podem acompanhar os novos tempos sem abandonar seus objetivos?

Estratégia de vendas e tecnologia

A prospecção de leads para vendas está ficando mais difícil

Em nosso relatório, os representantes admitiram que a prospecção está ficando cada vez mais difícil. E considerando que os consumidores não compram mais como antes, isso não deveria ser uma surpresa. Na era do consumidor, os vendedores devem observar os que compram por meio de redes sociais, fazem tudo em seus dispositivos móveis e pesquisam produtos por conta própria. Em outras palavras, abandone o estereótipo do vendedor tradicional e torne-se um consultor de confiança.

Os representantes de vendas estão perdendo tempo valioso

Embora os avanços na tecnologia tenham produzido novas ferramentas para aprimorar os resultados de vendas, os representantes estão desperdiçando muito tempo em atividades que não levam diretamente a novos negócios. Nossos dados de vendas mostram que 57% de nossos entrevistados gastam até uma hora por dia em entrada de dados. Outros indicaram que precisam de um sistema de pontuação de leads para garantir que eles somente trabalhem em contas que tenham probabilidade de converter. Os hábitos de compra do consumidor estão evoluindo rapidamente e as equipes de vendas somente poderão ter sucesso se tiverem os processos, as tecnologias e os treinamentos certos.

Receba o relatório.

Preencha o formulário para ter acesso grátis ao relatório completo.